sábado, 3 de agosto de 2013

OBAMA NOMEIA O ADVOGADO JAMES COMEY JR, DIRETOR GERAL DO FBI






James Comey Brien Jr. (nascido em 14 de dezembro de 1960) é um advogado e político americano. Em junho de 2013, ele foi nomeado pelo presidente Barack Obama para suceder Robert S. Mueller III, diretor do Federal Bureau of Investigation. Ele nunca fez parte da Carreira do FBI e nem foi policial.

James é filiado ao Partido Republicano e na administração do então presidente  George W. Bush foi nomeado Procurador Geral adjunto, chegou a ser o segundo homem do Departamento de Justiça americano. Antes de ser Procurador Geral Adjunto  foi Procurador Federal no Distrito Sul de Nova York.

Posteriormente foi  nomeado Procurador Federal em Chicago . Foi também conselheiro especial do amigo e colega  Patrick Fitzgerald, na investigação do vazamento de informações da CIA, auxiliando o grande juri. 

Em 2010, tornou-se advogado e diretor jurídico da empresa Bridgewater Associates. No início de 2013, ele deixou a Bridgewater para se tornar Professor Emérito e especialista em estudos avançados da Lei de Segurança Nacional na faculdade de direito da Universidade de Colúmbia. Ele também  foi do conselho de administração da HSBC Holdings, com sede em Londres.

James Comey Brien Jr. nunca foi policial estadual e muito menos federal, mas adquiriu experiência e sabedoria necessária para chefiar a melhor polícia federal do mundo.

No dia 29 de julho de 2013 o nome de James Comey Brien Jr. foi aprovado por unanimidade pelo senado americano. O novo diretor do FBI tem viajado pelos estados americanos, conhecendo  pessoalmente todas as sedes do FBI e as suas condições de trabalho, para assumir definitivamente o cargo de Diretor do FBI no dia 04 de Setembro de 2013.

Um comentário: